Pesquisar

Divulgação da execução do Inventário do Patrimônio Cultural de Santa Rita de Caldas – 2021

O Patrimônio Cultural é o conjunto de todos os bens, das manifestações culturais, das celebrações e das tradições tanto materiais quanto imateriais, que são reconhecidos por determinada comunidade por sua relevância histórica, cultural e identitária e, assim, adquire valor simbólico e merece ser preservado.

No ano de 2021 foram realizadas as fichas dos bens abaixo relacionados que agora constam no rol de bens inventariados em Santa Rita de Caldas:


Igreja de Santo Agostinho – BI. Bairro Pião. A Igreja de Santo Agostinho foi construída durante a década de 1980 pelos próprios moradores do bairro Pião, marcando um contexto de fé e devoção específico do local. Idealizada por um morador e pelo pároco de Santa Rita de Caldas, o templo foi construído coletivamente por fiéis devotos de Santo Agostinho moradores do bairro. Abriga hoje um local de fé, devoção e contemplação, sendo um lugar significativo para eles. Por estar localizada às margens do “caminho da fé”, recebe anualmente muitos peregrinos e turistas. Devido à sua importância turística e religiosa o bem foi inventariado.

Igreja de São José – BI. Bairro São José da Prata. A Igreja de São José está situada em um bairro rural do município de Santa Rita de Caldas, destacando-se no seu entorno. Foi construída há aproximadamente 150 anos, sendo bastante significativa para os moradores do bairro que ali receberam os sacramentos católicos. No seu interior, guarda uma imagem de Nossa Senhora Aparecida e um lampadário com valores históricos e artísticos. O teto foi substituído na década de 1950 e se destaca por ser uma moderna representação dos símbolos marianos. O bem foi inventariado por sua importância histórica, artística e religiosa sendo um local de referência para os moradores do bairro.


Igreja de São Sebastião – BI. Bairro Paiol. A Igreja de São Sebastião está situada no bairro rural denominado Paiol. Foi construída na década de 1940, durante o paroquiado do Monsenhor Alderigi. A edificação se destaca no meio rural, erguida em um local central na entrada do bairro Paiol. Conserva a sua fachada e o piso originais. A construção foi inventariada por sua importância simbólica e religiosa, sendo um local de referência para os moradores do bairro.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Paróquia de São Bento. A imagem de Nossa Senhora Aparecida possui grande devoção entre os católicos de Santa Rita de Caldas. Está presente em todos os templos e faz parte das missas, procissões e outras celebrações religiosas. A escultura pertencente a Igreja de São Bento de Caldas é de madeira e datada de 1944. Posicionada em lugar de destaque, na lateral do altar, carrega grande valor afetivo, religioso, simbólico, histórico e artístico para a comunidade católica do distrito de São Bento.

Pedra do Itacolomi – CP. Sede. Zona 02 – rural. A Pedra do Itacolomi é um bem de caráter natural bastante significativo para os moradores de Santa Rita de Caldas. Destaca-se na paisagem como um dos pontos mais altos e belos da região. Do seu cume é possível avistar a cadeia montanhoso da Serra da Mantiqueira. É um grande atrativo para os roteiros oferecidos pelo município, sendo procurado por turistas para realização de caminhadas e escaladas em rocha. Por seu valor turístico, histórico e simbólico de natureza e valorização do espaço, o bem está sendo inventariado.

Realização: Departamento Municipal de Comunicação Social, Cultura, Turismo

Assessoria técnica: AME Cultura

Pular para o conteúdo