Santa Rita de Caldas é sede regional do Plano Conservador da Mantiqueira

Na última quarta-feira dia 04/08 aconteceu a inauguração da sede do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Agropecuária e Sustentabilidade de Santa Rita de Caldas, que abrigará a sede regional do Plano Conservador da Mantiqueira.

O evento contou com a presença de vereadores e prefeitos da região, Paulo Henrique Pereira, idealizador do Projeto Consevador das Águas de Extrema, Adriana Kfouri, representante da Ong TNC, apoiadora do projeto, Paulo Roberto Ceccon, representante do IFSULDEMINAS, e também o apresentador Nelson Araújo, juntamente com a reportagem do Globo Rural.

O Plano Conservador da Mantiqueira é um desdobramento do Projeto Conservador das Águas, iniciado em Extrema/MG há mais de 20 anos e que se tornou referência no Brasil, tendo recebido diversos prêmios internacionais. Este projeto visa reconhecer e incentivar os proprietários rurais que executam ações conservacionistas em suas propriedades. O objetivo principal é o fomento à conservação ambiental, com incentivo ao aumento da cobertura florestal, boas práticas agropecuárias e saneamento ambiental, onde o produtor rural passa a receber um pagamento anual pelo serviço de conservação ambiental prestado. Em Santa Rita de Caldas, o projeto, após um enquete nas redes sociais, recebeu o nome local de Semeador das Águas.

A sede regional, que fica na Praça Padre Alderigi, atenderá, além de Santa Rita de Caldas, os municípios de Águas da Prata (SP), Andradas, Bandeira do Sul, Caldas, Campestre, Ibitiúra de Minas e Ipuiúna. Os produtores interessados em participar do projeto devem procurar suas respectivas prefeituras para a adesão.