Santa Rita de Caldas faz adesão ao Plano Conservador da Mantiqueira

A Prefeitura Municipal de Santa Rita de Caldas dá mais um importante passo na consolidação das ações em prol do meio ambiente e da sustentabilidade rural, com a adesão ao Plano Conservador da Mantiqueira.

O Plano Conservador da Mantiqueira é um desdobramento do Projeto Conservador das Águas, concebido em Extrema/MG, e que se tornou referência no Brasil, tendo recebido diversos prêmios internacionais.

O projeto visa reconhecer e incentivar os proprietários rurais que executam ações conservacionistas em suas propriedades. O objetivo principal é o fomento à conservação dos mananciais de água, através do instrumento chamado “Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).  Dessa forma, os produtores que aderirem ao projeto e se adequarem aos critérios de cobertura florestal, boas práticas agropecuárias e saneamento ambiental passarão a receber um pagamento por hectare/ano pelo serviço ambiental prestado. É um incentivo econômico ao produtor rural para promover a conservação e a restauração florestal nas propriedades rurais, com resultados expressivos na produção de serviços ambientais, em especial a água, a biodiversidade e o clima.

Com a adesão oficial, ocorrida na data de hoje, Santa Rita de Caldas passa a ser município piloto do Plano Conservador da Mantiqueira, cujo objetivo é promover a restauração florestal de espécies nativas, em cerca de 1.200.000 hectares na área de influência da Serra da Mantiqueira, nos mais de 280 municípios dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, o que representa 10% da meta assumida pelo Brasil na Conferência do Clima em Paris – COP 21 e da proposta do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa – PLANAVEG.

Participaram da reunião o coordenador do Plano Conservador da Mantiqueira, Paulo Henrique Pereira, Paulo Roberto Ceccon, representante do Instituto Federal do Sul de Minas, campus Pouso Alegre, Marielle Rezende e Elizabete de Cássia, representantes do Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental, Margot Pioli, prefeita de Andradas, Pedro Amorim, engenheiro ambiental da Prefeitura de Andradas, Azael Monteiro, vice-prefeito de Caldas, Ianka Oliveira, Secretária de Meio Ambiente de Caldas, Tatiane Miranda, superintendente do Consórcio Público para Gestão Integrada, Priscila Bueno, Chefe do Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade de Santa Rita de Caldas e o vice-prefeito de Santa Rita de Caldas, Christian Miura, em um esforço conjunto entre entidades e municípios parceiros para a implementação das ações do Plano Conservador da Mantiqueira na região.