Santa Rita de Caldas oficializa sua participação na Instância de Governança Regional (IGR) Caminhos Gerais

O município de Santa Rita de Caldas oficializou, neste sábado (18), sua participação na Instância de Governança Regional (IGR) Caminhos Gerais. Participaram da assinatura do documento o prefeito Emílio Torriani, o vice-prefeito Christian Miura, o Chefe de Departamento de Comunicação, Cultura e Turismo Adriano Sabino, o presidente da associação e secretário de Turismo de Poços de Caldas, Ricardo Fonseca Oliveira, e a subsecretária de Turismo de MG, Milena Pedrosa.

A IGR Caminhos Gerais é integrada por treze municípios do sul de MG: Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Carvalhópolis, Caldas, Ibitiúra de Minas, Ipuiúna, Machado, Poço Fundo, Poços de Caldas, Santa Rita de Caldas e Campestre.

As Instâncias de Governança Regionais (IGRs) são entidades sem fins lucrativos integradas por municípios de uma mesma região com afinidades culturais, sociais e econômicas, que se unem para organizar, desenvolver e consolidar a atividade turística local e regional de forma sustentável, regionalizada e descentralizada, com a participação da sociedade civil e do setor privado.

Anteriormente reconhecidas por Circuitos Turísticos, passaram a receber nova titulação a partir de 2017, quando foi instituída a Política Estadual de Turismo, sendo reconhecidas como Instância de Governança Regional após o cumprimento das diretrizes fixadas no Decreto nº 47.687 e pela Resolução Secult nº16/2020.